CANHOTO
Waldiro Frederico Tramontano nasceu em 1908, no Rio de Janeiro. O mais antigo e constante parceiro de Benedito em seus Regionais, começou no Gente do Morro por volta de 1933, juntando-se a Lentine e Gorgulho nos violões, Russo no pandeiro e Benedito na flauta. Ganhava a vida como mata-mosquitos ansiando poder se dedicar à música completamente, o que foi possível com o Regional de Benedito. Ficou tão conhecido como os outros canhotos — Américo Jacomino (1889-1928), Rogério Guimarães (1900-1980) e Canhoto da Paraíba (1928) —, tornando-se referência fundamental no cavaquinho. Depois do afastamento de Benedito Lacerda, em 1951, Canhoto assumiu o grupo que passou a chamar-se Regional do Canhoto, com Altamiro Carrilho na flauta, Silvério no acordeon, Dino e Meira nos violões e Gilson no pandeiro. Faleceu no Rio em 1987.
ZEQUINHA DE ABREU
Compositor e pianista nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo, em 19 de setembro de 1880. Entrou para o seminário em 1894, em São Paulo, onde estudou música e de onde fugiu dois anos depois. Voltando para Santa Rita, criou a Lira Santa Ritense e a Orquestra do Cinema Smart. Em 1917, num baile em sua cidade, quando apresentou um novo chorinho ainda sem nome, Zequinha ficou muito impressionado com os casais que pulavam alucinados, e comentou: "Até parece tico-tico no farelo!" Daí, Tico-tico no Fubá, uma das músicas brasileiras mais gravadas em todo o mundo. Em 1919, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como pianista. Boêmio inveterado, morreu de ataque cardíaco em 22 de janeiro de 1935 durante uma noitada no Hotel Piratininga, em São Paulo.
DINO 7 CORDAS
Horondino José da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 5 de maio de 1918. Começou sua carreira em 1937 com o Regional de Benedito Lacerda, substituindo o violonista Nei Orestes, do qual teve grande influência. Em 1946, com a entrada de Pixinguinha no Regional, passou a dobrar seus criativos contrapontos ainda tocando um violão de 6 cordas. Essa convivência foi fundamental para que Dino desenvolvesse sua primorosa linguagem musical. Com a saída de Benedito em 1951, permaneceu no grupo, que passou a se chamar Canhoto e seu Regional. Em 1954 passou a tocar seu característico violão de sete cordas construído pelo lutier Sylvestre Delamare Domingos, que lhe deu o codinome. Nos anos 60, Jacob do Bandolim convidou-o para integrar o conjunto Época de Ouro. Como compositor, trabalhando com vários parceiros, fez 35 músicas, muitas gravadas por grandes nomes da MPB, e como arranjador trabalhou, entre outros, com Cartola e Guilherme de Brito. Morreu em 28/05/2006 no Andaraí, RJ.
POPEYE
Instrumentista e compositor, em 1937 entra para o Regional de Benedito Lacerda, do qual foi parceiro em algumas músicas entre elas O Telefone está Chamando, gravado por Isaura Garcia em 1941. Também compôs com Meira, Grande Otelo, Dino, Genival Macedo e Herivelto Martins, com quem teve seu maior sucesso, Momentos de Tristeza. Nos anos 50, entrou para o conjunto Os Copacabanas, com o qual gravou nove discos.