SALA 09
ORESTES BARBOSA NELSON ALVES

ORESTES BARBOSA

ORESTES BARBOSA

Orestes Dias Barbosa nasceu em 7 de maio de 1893, no Rio de Janeiro. Jornalista, aos 13 anos já era revisor do jornal O Século, dirigido por Rui Barbosa. Criador da manchete Cortou o mal pela raiz em um caso em que a mulher cortou o membro do marido por causa de adultério, denunciou a "jogatina legalizada” da roleta, que inspirou aquele que foi considerado o primeiro samba, Pelo Telefone. Mantendo-se fiel a essa linha crítica em relação aos abusos e aos políticos de então, foi preso diversas vezes.

Escreveu muitos livros, entre eles, Samba, em que conta em crônicas o surgimento do samba. Compôs dezenas de músicas, sendo a mais famosa Chão de Estrelas, com Sílvio Caldas. Morreu em 15 de agosto de 1966, no Rio.

NELSON ALVES

NELSON ALVES

“Compositor e instrumentista, nasceu em 1895 no Rio de Janeiro. Tocou cavaquinho no Grupo de “Chiquinha Gonzaga e foi um dos fundadores dos Oito Batutas, com o qual fez a famosa viagem do (grupo a Paris. Compôs clássicos do choro como Mistura e Manda, Serpentina e Nem Ela Nem Eu, Em

1929 gravou Ficou Calmo e Não Pode Ser, com ele próprio solando no cavaquinho, e em 1930, Gigolô e Requebros da Baianinha, ambas também gravadas no mesmo ano pelo Grupo dos Fulanos com Pixinguinha na flauta, uma outra versão dos Batutas. À música Requebros da Baianinha foi gravada ainda por Benedito como Cuidado com Ele, em 1934, mesmo ano em que gravou Mistura e Manda. Morreu em 1960.