MUSEU 03
ALZIRINHA CAMARGO ARACY DE ALMEIDA CHIQUINHA GONZAGA ARMANDO MARÇAL BUCI MOREIRA CARLOS GALHARDO BIDE PAULO FLORES

ALZIRINHA CAMARGO

ALZIRINHA CAMARGO

Alzira Camargo, cantora, nasceu em 10 de dezembro de 1915, em São Paulo. Em fins de 1935, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratada pela Rádio Tupi ficando conhecida por seu estilo parecido com o de Carmen Miranda. Participou do filme Coisas Nossas, considerado o primeiro musical brasileiro. Gravou várias canções de Benedito Lacerda, como BUENOS AIRES AMIGO, RITMO DO CORAÇÃO, PAPAI E MAMÃE E PORQUÊ VOCÊ NÃO VAI, com quem fez diversas excursões. Viveu no exterior de 1940 a 1953. Morreu em São Paulo em 9 de dezembro de 1982.

Buenos Aires Amigo
Autor: Benedito Lacerda

ARACY DE ALMEIDA

ARACY DE ALMEIDA

Aracy Teles de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 19 de agosto de 1914. Cantora, foi a maior intérprete de Noel Rosa, que dela declarou: “Aracy de Almeida é, na minha opinião, a pessoa que interpreta com exatidão o que eu produzo”. Grande amiga de Benedito, foi por ele e seu Regional acompanhada em diversas gravações. Dele gravou Comprei um Buda Ninguém Ensaiou Opinião de Mulher Quando Meu Amor Partiu, Recordações de um Passado, Tem Cabrito na Horta, Tens Que Mudar de Proceder, Trabalha Mulher e Vou Votar em Madureira. Pessoa geniosa, porém tida por culta, gostava de música clássica, literatura e artes plásticas.

Ficou muito conhecida por participar de programas de calouros na TV como a jurada desbocada. Morreu em 20 de junho de 1988, no Rio de Janeiro.

Tenho uma Rival
Autor: Valfrido Silva

CHIQUINHA GONZAGA

CHIQUINHA GONZAGA

Compositora, pianista e regente, Francisca Hedwiges de Lima Neves Gonzaga nasceu no dia 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. Começou a se envolver com música por meio de seu amigo, o flautista Antônio Callado. Compôs seu primeiro sucesso, Atraente, em 1877 e tornou-se reconhecida como compositora trabalhando ativamente para o teatro musical, apesar do enorme preconceito que sofria. Grande abolicionista, com o dinheiro da venda das partituras de sua obra Caramuru, comprou em 1888 a alforria do escravo e músico Zé Flauta. Escreveu e editou a música Faceira para a Campanha do Vintém, que arrecadava fundos para a libertação de escravos. Em 1897, compôs um de seus grandes sucessos, Gaúcho, conhecido como “Corta-Jaca”, para a peça Zizinha Maxixe e, em 1899, tornou-se a pioneira das marchinhas de carnaval com Ó Abre Alas. Fez muito sucesso na Europa, principalmente em Portugal. Em 1914, sua música Gaúcho foi interpretada pela primeira-dama Nair de Tefé, esposa do presidente Hermes da Fonseca, em uma recepção no Palácio do Catete, causando grande polêmica e dando entrada à música popular brasileira nas altas rodas. Foi uma das fundadoras da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Entre 1885 e 1933, a compositora musicou 77 peças teatrais, sendo cinco ainda inéditas. Sua obra conta mais de 250 composições. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 28 de fevereiro de 1935, às vésperas do carnaval.

Disca, Minha Nega
Autor: Benedito Lacerda, Magalhães

Lua Branca
Autor: Chiquinha Gonzaga

ARMANDO MARÇAL

ARMANDO MARÇAL

Nasceu em 14 de outubro de 1902, no Rio de Janeiro. Percussionista e compositor, foi o grande parceiro de Bide, com quem fez seu maior sucesso, Agora É Cinzas. Pai de Mestre Marçal, faleceu aos 45 anos em 20 de junho de 1947.

Quase Que Eu Disse
Autor: Orestes Barbosa, Silvio Caldas

Dou-te um Adeus
Autor: Armando Marçal, Bide

BUCI MOREIRA

BUCI MOREIRA

Filho do violonista Guilherme Eduardo Moreira, nasceu no Rio de Janeiro em 1º de agosto de 1909. Com a morte do pai em 1928, foi viver com os tios na Praça Onze. Lá conheceu Chico Alves, que gravou na Odeon seu samba Palhaço, de parceria com Nelson Januário. Trabalhou com os cineastas Moacir Fenelon e Orson Welles, em 1943, no filme inacabado It's All True. Em parceria com Arnô Canegal e Mutt, compôs Não Põe a Mão, sua música mais conhecida. Teve muitos parceiros, entre eles Osvaldo Vasques, Aroldo Torres, Albertina Rocha, Ari Cordovil, Araguari, Antônio Moraes, Carlos de Souza, Arno Canegal, Raul Marques, Carlos de Souza, Nazinho, Chiquinho Salles, Osvaldo Santiago, Laci Martins e Kid Pepe. Faleceu no Rio de Janeiro em 28 de março de 1982.

Preto de Alma Branca
Autor: Buci Moreira

CARLOS GALHARDO

CARLOS GALHARDO

O cantor Castello Carlos Guagliardi nasceu em 24 de abril de 1913 em São Paulo, mudando-se para o Rio com um ano de idade. Começou na música pelas mãos de Chico Alves, tendo sido contratado pela Victor em 1932. Com cerca de 580 gravações, foi recordista em vendas de discos, perdendo apenas para Chico Alves.
De Benedito, gravou Alô Cabrocha Coitadinha da Sicília E a Saudade Ficou, É Quase a Felicidade, Morocha Linda, Não Dou Meu Braço a Torcer, Notícia de Última Hora, Segura o Vestido, Ente do Amor e Você Não É. Participou de nove filmes entre 1937 e 1957. Faleceu no Rio em 25 de julho de 1985.

Apenas Tu
Autor: Jorge Faraj, Roberto Martins

Dou-te um Adeus
Autor: Armando Marçal, Bide

BIDE

BIDE

Alcebíades Maia Barcelos nasceu em Niterói, em 25 de julho de 1902. Ainda criança, mudou-se para o berço do samba, o bairro do Estácio de Sá, na cidade do Rio de Janeiro. Compositor, teve como parceiro constante Armando Marçal, tendo com ele criado mais de 70 músicas, entre elas o samba Agora É Cinzas, considerado um dos melhores sambas já escritos. Nos anos 30 participava com Benedito Lacerda do Grupo Gente do Morro e com ele compôs, CRUEL SEPARÇÃO, NÃO FAZ MAL, NASCI NO SAMBA E RECORDAÇÕES DE UM PASSADO. Bide também teve como parceiros Ataulfo Alves, Noel Rosa, Valfrido Silva, Kid Pepe, Alberto Ribeiro, João da Baiana, João de Barro e Roberto Martins, entre outros. Faleceu em 18 de março de 1975, no Rio de Janeiro.

Amor Bandoleiro
Autor: Bide

Quase Que Eu Disse
Autor: Orestes Barbosa, Silvio Caldas

Dou-te um Adeus
Autor: Armando Marçal, Bide