MUSEU 01
CARMEN MIRANDA ALDO CABRAL CATULO DA PAIXÃO

CARMEN MIRANDA

CARMEN MIRANDA

A cantora Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em Portugal em 9 de fevereiro de 1909, tendo vindo muito nova para o Brasil. Começou na música pelas mãos do compositor Josué de Barros, fazendo sua estreia no disco em 1929. Em pouco tempo, tornou-se a cantora de maior sucesso do rádio. Gravou de Benedito Como Eu Chorei Duvi-D-ODó, Meu Branco, Nem no Sétimo Dia, Onde Vai Você, Maria?, Pra Fazer Você Chorar, Querido Adão e Teu Feitiço Me Pegô. Destacou-se como intérprete de sambas e marchinhas, transformando-se definitivamente numa personagem temática durante as filmagens de Banana da Terra, em que cantaria músicas de Ary Barroso. Diante do alto custo de suas composições, Carmen convidou Dorival Caymmi e gravou O Que É Que a Baiana Tem?, onde aparece com seu traje típico pela primeira vez. Em 1939, embarcou com o Bando da Lua para uma temporada na Broadway. Com muitos convites para filmes e shows, passou a morar nos Estados Unidos, tornando-se a maior divulgadora da música popular brasileira no exterior. Com uma agenda repletíssima, chegou a ser a artista mais bem paga da América. Em 1954, com problemas de saúde, veio passar uma temporada no Brasil. Seria a sua despedida. Morreu em 1955 na Califórnia e foi enterrada no Rio, onde mais de meio milhão de pessoas acompanhou o seu cortejo.

Querido Adão
Autor: Benedito Lacerda, Osvaldo Santiago

Coração
Autor: Sinval Silva

Du-Vi-D-O-Dó
Autor: Benedito Lacerda, João Barcelos

Nem no Sétimo Dia
Autor: Benedito Lacerda, Herivelto Martins

ALDO CABRAL

ALDO CABRAL

Antônio Guimarães Cabral, compositor e jornalista, nasceu no Rio de Janeiro em 3 de fevereiro de 1912. Nas décadas de 1930 e 1940, foi ativo letrista e teve como principal parceiro Benedito Lacerda, com quem compôs Amigo Infiel Amigo Leal Boneca Brasil Carnaval da Minha Vida, De Tanto Sambar, Despedida de Mangueira, Espelho do Destino, Iracema, Loteria do Amor, Não Quero,No Palco da Vida, Noite de Carnaval, Nunca, Ontem, Hoje e Amanhã, Paciência, Paz, Pra Fazer Você Chorar, Quem Chorou Fui Eu, Serpente do Amor, Uma Mulher e Dois Amigos, A Volta e Voz do Dever. Morreu em 5 de junho de 1994, no Rio.

Boneca
Autor: Aldo Cabral, Benedito Lacerda

No Palco da Vida
Autor: Aldo Cabral, Benedito Lacerda

Noite de Carnaval
Autor: Aldo Cabral, Benedito Lacerda

Amigo Leal
Autor: Aldo Cabral, Benedito Lacerda

CATULO DA PAIXÃO

CATÚLO DA PAIXÃO

Catulo da Paixão Cearense nasceu em São Luís do Maranhão, em 8 de outubro de 1863. Aos 17 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. O maior dos poetas populares levou a poesia do povo para as elites, abrindo espaço para a arte popular. Compôs centenas de canções, entre elas, Luar do Sertão. Publicou vários livros, muitos de cancioneiro. Morreu em 10 de maio de 1946, no Rio, tendo sido enterrado por uma multidão que cantava seu Luar do Sertão.

Tu Passaste por Este Jardim
Autor: Alfredo Dutra, Catulo da Paixão Cearense